Magnetis_logo_azul_409x100


Dezembro | 2021

Relatório de rentabilidade



Investimentos não tiram férias

O clima de férias e festas, ainda fresco na memória, fazem de dezembro um mês marcado pela redução do ritmo das negociações de investimentos.

Isso já é comum em cenários normais, mas considerando que em 2022 teremos eleições presidenciais no Brasil, o último mês do ano de 2021 foi um período de posturas ainda mais cautelosas por parte dos investidores, de modo que nem o rali de final de ano vingou.

Os mais receosos optaram por buscar o conforto da renda fixa. E, sem surpresas, na segunda semana de dezembro o Copom elevou a Selic em 1,5p.p. passando de 7,75% para 9,25% ao ano. Abaixo você pode observar a trajetória da Selic:

Selic 2022-1

No cenário internacional, Joe Biden, presidente dos EUA, decretou medidas restritivas no final de novembro para conter o avanço da Ômicron - a variante que fez o mercado oscilar a cada nova notícia de Covid-19.

Em dezembro o S&P500 subiu 4,48%, chegando a marca de 4.793,06, seu 70º fechamento recorde do ano. 2021 teve o segundo maior número de recordes de fechamento do índice, ficando atrás somente de 1995, que registrou 77 recordes de fechamento.

Quanto à gestão dos portfólios de investimentos, seguimos com nosso mantra: a diversificação. Assim, mesmo em meio ao surgimento de novas cepas de Covid-19 e contextos menos otimistas, conseguimos fechar com chave de ouro o ano de 2021.

Aprendemos muito com as primeiras ondas de Covid-19 no Brasil e no mundo, o que certamente nos dá condições de lidar com eventuais choques de maneira mais ágil. Afinal, mar calmo não faz bom marinheiro.

Os acontecimentos do mês de dezembro e do ano de 2021 reforçaram ainda mais a nossa tese de investimentos, pois fica cada vez mais evidente que deixar investimentos apenas em Bolsa brasileira (não foi e) não é uma alternativa.

Encerrando: Todas as carteiras de investimentos da Magnetis terminaram o difícil ano de 2021 com performance significativamente superior ao CDI. Atribuímos o bom desempenho à nossa busca incessante por uma diversificação excelente e assimetrias de payoff para os portfólios.

linha-1

Marcelo Romero   Linkedin
CIO / Diretor de investimentos

 

Principais destaques nas categorias de ativos:

Renda variável
A estratégia de renda variável local fechou o mês de dezembro com alta de 5.38% (2.53% acima do Ibovespa)  e nossa alocação em ações internacionais rendeu 10.13% (5.65% acima do S&P500).

Multimercado
A categoria que busca obter retornos descorrelacionados com os principais índices de renda variável, através de uma seleção de fundos Multimercado de gestores externos, além do fundo Magnetis Alpha Hedge gerido pela própria Magnetis. Em dezembro, rendeu 1.99% contra um retorno de 1.25% do seu principal benchmark (IHFA).

Resiliência nos investimentos:

As carteiras Magnetis são desenvolvidas estrategicamente, com diversificação e de forma quantitativa. Isso nos permite maximizar seus ganhos no longo prazo, enquanto mantemos um nível de risco adequado e promovemos um crescimento patrimonial consistente. Veja como a Carteira Magnetis 3, se comportou diante das crises do mercado nos últimos 6 anos.

 

chart_metodo 2021_SET

 

Banner_App

 

Rentabilidade da Magnetis

Confira a rentabilidade das carteiras Magnetis do mês de Novembro e dos meses anteriores para comparação. Para ter acesso a rentabilidade detalhada desde o início acesse aqui.

 

linha-1
Tem alguma dúvida ou gostaria de saber mais sobre a Magnetis? 


Se inscreva no formulário ao lado e fale com os nossos consultores.

Fundos de investimento não contam com a garantia do Administrador do fundo, Gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos - FGC. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. As estratégias com derivativos, utilizadas como parte da política de investimento de fundos de investimento, podem resultar em significativas perdas para seus cotistas superiores ao capital aplicado e a consequente obrigação do cotista de aportar recursos adicionais para cobrir o prejuízo do fundo. Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento ao aplicar seus recursos. Para avaliação da performance de um fundo de investimento, é recomendável a análise de, no mínimo, 12 (doze) meses.

 

Logo_AnbimaLogo_CVM    

© 2021 Magnetis